Mini golfe: O básico, Dicas e Truques

Desde os tempos antigos, as pessoas inventaram uma variedade de jogos como uma forma de passar o tempo. Assim surgiu o agora famoso golfe. Acredita-se que a pátria deste jogo é a Escócia. A mitologia afirma que os pastores escoceses inventaram o jogo, passando o seu tempo a bater pedras com paus nos buracos dos coelhos. Dados históricos sugerem que o golfe neste país existe desde o século XIV.
Apesar de jogos com regras semelhantes (em que é preciso bater a bola com um pau) serem mencionados na história de vários países ("Paganica" no Império Romano, "Chuyvan" na China antiga, etc.), o golfe escocês é considerado como o antepassado do golfe moderno. No final do século XIX, o minigolfe foi inventado com base no golfe convencional. No início, fazia parte do seu jogo de pai, e mais tarde tornou-se um desporto independente.

application_scrn

História de mini-golfe

À medida que as pessoas procuravam formas de desfrutar do jogo de golfe em pequenos confins, nasceu o mini-golfe. Com o primeiro campo dedicado criado em 1917, não demorou muito para que o jogo crescesse em popularidade e acabasse por se tornar naquilo que conhecemos como hoje.
Os escoceses levam o troféu por terem inventado o putting no final do século XIX. Embora não fosse tão detalhado como o minigolfe de hoje, o jogo de putting é jogado num pátio que mede apenas alguns metros e é considerado possivelmente a primeira edição de minigolfe alguma vez jogada.
Pessoas sem quintais ou espaço suficiente para um campo de minigolfe ficaram um pouco criativas com o passar do tempo. As pessoas construíram campos em telhados no início da década de 1920 e, em 1926, havia centenas de campos de golfe em telhados nos Estados Unidos, à medida que o jogo se tornava cada vez mais popular.

History of mini golf

A Grande Depressão após a 1ª Guerra Mundial mudou muito no mundo e no jogo. As pessoas não tinham dinheiro para construir mini-cursos de qualidade para jogar golfe. No entanto, o interesse pelo jogo não mudou. As pessoas foram buscar materiais disponíveis localmente nas ruas para construir os seus campos, deixando a sua marca no jogo com obstáculos novos e únicos nunca antes vistos.

Estes novos desenhos apanhados como fogo selvagem e em breve houve desenhos únicos com muitos tipos de adições excêntricas para desafiar os jogadores.

As primeiras competições de minigolfe começaram nos finais do século XIX, mas não era um jogo completo como existe actualmente. Naquela época, era uma competição para lançar a bola para o buraco no green, ou, por outras palavras, na fase final do golfe convencional - putting. Eventos semelhantes foram realizados em Inglaterra e nos Estados Unidos (torneios "Tom Thumb Golf").

O ano de nascimento do mini-golfe como disciplina separada é considerado 1953 - quando Paul Bongini, um arquitecto da Suíça, concebeu o primeiro campo destinado especificamente a este jogo. Ele também registou uma patente para o termo "Minigolfe". Em 1958, o alemão Albert Hess usou pela primeira vez para criar um campo coberto com material artificial, e desde então o minigolfe começou a espalhar-se rapidamente pela Europa e pelo globo terrestre. Desde 1959 que se realizam torneios europeus não oficiais de minigolfe.

Em 1963, foi criada a Federação Internacional de Mini-golfe (IMF) com base nas federações nacionais alemã, austríaca e suíça. Em 1970, as regras do jogo e os parâmetros dos campos foram padronizados. Desde então, os torneios realizados na Europa têm tido um estatuto oficial. O golfe em miniatura continuou a desenvolver-se em muitos países, a Alemanha e a Suécia continuaram a ser os campeões mundiais. Nestes países, o jogo é extremamente popular: na Alemanha, o minigolfe está entre os dez melhores desportos amadores.

Em 1991 foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Mini-Golfe. Em 1993, o Japão e os EUA aderiram ao FMI e a organização foi renomeada para a Federação Mundial de Mini-Golfe (WMF). Inclui mais de 35 associações e federações nacionais de todo o mundo. Em Maio de 2003 a WMF foi aceite na Associação das Federações Desportivas Internacionais (GAISF/AGFIS). Assim, o mini-golfe ganhou reconhecimento oficial no mundo. Agora os torneios de minigolfe são organizados regularmente em mais de 55 países.

O mini-golfe é muito popular em todo o mundo. É um jogo fascinante, dinâmico e simples, com uma atmosfera única, e o mais importante - é acessível a quase todos.

As pessoas criam parques infantis nos seus pátios, é possível encontrar percursos especiais de minigolfe com buracos em centros comerciais, escritórios, e apartamentos.

Mini golf course in office

Tal popularidade tem uma explicação. Primeiro, o mini-golfe não tem época baixa e pode ser jogado durante todo o ano, uma vez que os courts estão equipados dentro de casa. Há até kits para mini-golfe de casa de banho. Em segundo lugar, o desporto está disponível para todos, independentemente do sexo, idade e nível de aptidão física, porque no mini-golfe as capacidades e técnicas estão em primeiro lugar , mas não o seu poder.
Em terceiro lugar, o mini-golfe não é um desporto de elite como o grande golfe, é barato em termos de equipamento e não exige a observância rigorosa da etiqueta de jogo e do código de vestuário.

O que é o mini-golfe? Conceitos básicos

O mini-golfe é um passeio divertido que toda a família certamente irá apreciar. O objectivo principal do jogo é levar a sua bola para o buraco com o menor número possível de tacadas do seu putter. Pode jogar mini-golfe ao ar livre ou dentro de casa, num campo especialmente equipado. Os campos de minigolfe incluem uma variedade de obstáculos interessantes e complicados para os jogadores passarem, por cima, por baixo e à volta. Dar-lhe-emos um resumo do jogo, o seu conjunto único de regras, e um pouco de vocabulário para o acompanhar. A fim de compreender melhor a essência deste jogo, é necessário, antes de mais, familiarizar-se com os seus conceitos básicos.

What is minigolf

Vocabulário de mini golfe

  • Putter - Um taco de golfe utilizado para bater a bola no Putting green
  • Putting - O swing utilizado no mini-golfe. O putt perfeito é preciso e de baixa potência, a bola rola no chão em vez de voar.
    Golf Ball- Uma bola pequena e dura, utilizada no jogo de golfe.
  • Mini Campo de Golfe - Um campo cheio de obstáculos especiais constituído por 18 buracos, cada buraco é jogado com um putter e uma bola de golfe
  • Ás, ou hole-in-one: Colocar a bola no buraco apropriado na primeira tacada.
  • Tee: O local onde o jogo começa em cada buraco. É normalmente um determinado lugar ou região, onde se pode colocar a bola livremente.
  • Cartão de pontuação: Uma carta ou folha de papel que os jogadores utilizam para contar os seus pontos. Cada equipa ou pessoa em jogo tem uma.
  • Grip - a parte do taco de golfe que se encontra no seu topo. Os jogadores de golfe utilizam-na para segurar efectivamente o taco nas suas mãos.
  • Obviamente, a grande maioria dos termos de minigolfe tem as suas raízes no "big brother".

Qual é a diferença entre o golfe e o mini-golfe?

Na sua essência, o mini-golfe é semelhante ao golfe normal - o principal objectivo deste jogo é também conduzir a bola desde o início da pista até ao buraco utilizando o menor número de pancadas, e o prefixo "mini" refere-se à pequena escala do campo de jogo. Contudo, o mini-golfe não é uma "cópia em escala" do golfe regular, existem algumas diferenças fundamentais entre os dois.
A maior diferença é o tamanho do campo. Os campos de golfe estendem-se por mais de 200 acres, enquanto um grande campo de mini-golfe será um acre. Eles também testam diferentes habilidades. O minigolfe coloca uma maior ênfase na criatividade e na aprendizagem de como se adaptar a novos obstáculos. O golfe exige que se julguem as distâncias. Em terceiro lugar, o mini-golfe utiliza apenas um taco, um taco de putter. O golfe permite até 14 tacos. Bolas: Existem mais de 1.000 tipos de bolas de golfe regulares tecnologicamente concebidas para distância, rotação e jogabilidade, de cor diferente dependendo das propriedades. As bolas de minigolfe não têm na sua superfície buracos semelhantes aos das bolas de golfe. No golfe, a superfície irregular é necessária para dar à bola as melhores qualidades aerodinâmicas possíveis. Em minigolfe as qualidades aerodinâmicas não são tão essenciais, porque a bola raramente voa no ar. O contacto suave e perfeito com superfícies planas é mais importante para as bolas de minigolfe: no golfe normal, há diferentes tipos de tacadas, enquanto que no mini-golfe apenas se utiliza o putting.

Equipamento de mini-golfe

Para jogar mini-golfe, cada jogador deve ter os seguintes itens:

jogar mini-golfe
  • Putter - um taco de minigolfe especial. É proibida a utilização de quaisquer dispositivos que facilitem a segmentação.
  • Bolas. Devido à construção de campos de mini-golfe e às peculiaridades dos materiais, existe uma variedade de condições para o movimento das bolas. Por este motivo, foram desenvolvidos vários tipos de bolas para o mini-golfe.
  • Cartões especiais para registar pontuações.
  • Roupas confortáveis: Sapatos sem saltos, espigões e outros elementos que podem danificar a superfície do campo.

Ao contrário do golfe normal, onde os jogadores, além da roupa especial, precisam de ter um conjunto completo de tacos e bolas caras, o equipamento de minigolfe é muito menos, e todo o jogo se realiza dentro de uma área compacta, o que acelera e simplifica muito o processo. Também no mini-golfe não há necessidade de utilizar um veículo especial para conduzir no campo - um carrinho de golfe.
O campo de minigolfe consiste em 18 buracos, cada um tem o seu próprio obstáculo (moinho, labirinto, ponte, tubo, escorrega, etc.) O objectivo do jogo é atingir o buraco para o menor número de pancadas. Não pode haver mais do que seis pancadas. O objectivo do mini-golfe são os obstáculos - quanto mais difíceis, mais interessantes.

Minigolf course

O sucesso no mini-golfe depende de 70% da motivação psicológica, 10% da escolha certa da bola, 10% do estado do campo, e outros 10% da técnica do tacada. Os profissionais aconselham a segurar correctamente o taco, este deve tornar-se uma extensão das mãos.
As bolas para mini golfe são feitas de materiais completamente diferentes das bolas para o golfe normal: têm peso e diâmetro diferentes. À primeira vista, as mini bolas de golfe são diferentes apenas nas cores. Mas não é este o caso! As mini bolas de minigolfe diferem em peso, no grau de ricochete, em dureza, em coeficiente de deslizamento. A escolha da bola depende de um grande número de factores: joga-se de manhã, ao almoço ou à noite; com tempo quente ou frio; com chuva, neve ou sol. Esta variedade de propriedades físicas deve-se às peculiaridades dos campos de minigolfe e das suas superfícies.
Uma vez que a bola em minigolfe não ultrapassa distâncias significativas no ar, na sua superfície não existem cavidades que reduzam o arrasto aerodinâmico, e assemelham-se um pouco a bolas para um jogo de pingue-pongue. A propósito, o custo de uma bola em mini-golfe pode atingir os 30 euros.

Minigolf balls

Recentemente, existem cada vez mais inovações técnicas para o jogo de minigolfe. Por exemplo, existe um buraco electrónico, que capta a precisão da tacada e mostra o resultado num visor digital. O controlo remoto incluído permite manter a pontuação para três jogadores simultaneamente. Ou um buraco sonoro: quando a bola lhe acerta, emite um sinal sonoro que confirma a precisão da tacada. Para além das inovações técnicas, os fabricantes de minigolfe estão a competir em sofisticação. Putters revestidos a ouro, crocodilo ou caixa de couro python, bolas com inclusões de pedras preciosas. Por vezes um conjunto de minigolfe parece uma peça de joalharia.

Como jogar mini-golfe?

Estude a disposição do buraco antes de acertar um tiro. Examine todos os ângulos, saliências, obstáculos, e níveis elevados no buraco para determinar o seu curso de acção. Levantem a bola no espaço atribuído no início de cada buraco. Ser-lhe-á dada uma bola colorida e um taco quando pagar a taxa para jogar, e será direccionada para o primeiro buraco. Existem locais designados para colocar a bola para a sua primeira tacada em cada buraco. Coloque a bola num deles, e depois prepare-se para a bater. Bata a bola com uma tacada firme mas suave. Bater levemente na bola não o colocará em posição de colocar a bola no buraco em breve, e bater com demasiada força pode fazer com que a bola se afogue a alta velocidade. Depois de ter examinado a disposição, tente julgar o quão difícil é bater a bola para a colocar na melhor posição para a ter a rolar o mais próximo possível do buraco. Esteja atento às regras do campo. Campos de golfe miniatura normalmente permitem a um jogador mover uma bola que vem descansar contra as paredes do buraco ou contra um obstáculo do comprimento da cabeça do putter, de modo a dar ao jogador uma oportunidade legítima de bater a bola de forma limpa na tacada seguinte. Saiba quando e onde pode tirar partido de tais regras ao jogar. A maioria dos campos também permite um limite de cinco pancadas por buraco, por isso não importa o quão mal se joga num determinado buraco, o pior que se pode fazer é um cinco. Jogue os ângulos no campo. Enquanto muitos buracos podem ser rectos, muitos buracos em miniatura do campo de golfe têm buracos angulares que requerem que um jogador acerte a bola de uma parede a fim de a enviar para o buraco. Leia o ângulo, e não tenha medo de bater a bola com autoridade uma vez que tenha decidido onde na parede ela precisa de ricochetear para se dirigir para o buraco. Utilize o seu sentido de oportunidade para conseguir passar por obstáculos em movimento. Os mini buracos de golfe mais difíceis e memoráveis são normalmente aqueles que têm uma abertura pela qual a bola tem de passar para se aproximar do buraco. Estes são muitas vezes protegidos por objectos em movimento que podem bloquear a entrada a cada poucos segundos, tais como um moinho de vento. Estudar o obstáculo, e determinar quanto tempo se tem de bater a bola assim que as partes móveis estejam desobstruídas da abertura. Bater a bola a direito e com força assim que as partes móveis tiverem passado. Seja decisivo nos seus putts curtos. A grande maioria dos putts curtos num campo de mini-golfe, uma vez que o jogador tenha colocado a bola perto do buraco, são putts rectos sem nenhuma pausa para eles. Isto significa que se acertar a bola ao quadrado com o putter, ela irá para o buraco, desde que a acerte com força suficiente.
Com a prática, aprenderá rapidamente que a melhor pancada é bater a bola com força suficiente para chegar ao buraco, para que uma perda de momento não a faça desviar-se do buraco no último segundo. Tenha cuidado para não bater a bola com demasiada força, pois isso fá-la-á passar por cima do buraco sem entrar ou fazê-la saltar assim que atingir o bordo do buraco.

Regras de mini-golfe

O primeiro tiro é tirado da rampa de partida, que é chamada de "Tee". Outras tacadas são tiradas do local onde a bola parou. Como mencionado acima, o número máximo de pancadas é 6. Se falhar o campo em 6 pancadas, é acrescentada uma pancada de penalidade e passa-se para o campo seguinte. Lembre-se que cada toque do putter na bola conta como um remate. Se a bola sair do campo, a próxima tacada é tirada do mesmo local sem pontos de penalidade.
Os jogadores recebem lápis e folhas de papel para anotar sob o número do buraco quantas vezes acertaram na bola. Pode-se jogar sozinho, em pares, em três e em quatro. No final do jogo, são calculadas as pontuações. É muito fácil: ganha aquele que tiver menos pontos.

Etiqueta do jogo em mini-golfe

Minigolf rules

No mini-golfe, para além das regras oficiais, existe uma etiqueta de jogo especial, que deve ser observada por todos os jogadores, a fim de jogar com dignidade e justiça. As suas regras básicas são as seguintes.

  • É necessário respeitar o campo de jogo e os outros jogadores;
  • É proibido usar sapatos que possam danificar a superfície de jogo;
  • Quando um jogador se prepara para dar um tiro, não se deve aproximar dele e distrair;
  • O processo de jogo não deve ser atrasado;
  • Se outro jogador for mais rápido, deve deixá-lo ir em frente;
  • Após o tiro, deixar o campo do buraco dado;
  • Para evitar pôr em perigo os outros jogadores, é proibido balançar o putter como no golfe normal;
  • É recomendado controlar as emoções e guardá-las para si próprio;
  • É proibido saltar por cima dos obstáculos no buraco;
  • O outro jogador deve passar a bola de mão em mão e não atirá-la.

Para além dos descritos acima, os tacos de minigolfe podem ter as suas próprias regras locais, que também devem ser observadas. Assim, a etiqueta do mini-golfe assegura que os jogadores não interfiram nas tacadas uns dos outros, não criem distúrbios e tratem a área de jogo com cuidado. Este código não dito é um eco da aristocracia e do elitismo inerentes ao golfe regular.

Dicas & Estratégias para ganhar no Mini Golf

Muitas pessoas pensam que o mini-golfe é fácil, mas que a percepção geralmente muda quando são confrontadas com obstáculos no percurso. Sabem como dizem que é fácil até experimentarem - essa é praticamente a melhor forma de descrever o Mini-golfe. Para que se torne realmente bom nisso, terá de aprender algumas competências e técnicas chave. Abaixo estão algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar as suas capacidades de Mini-golfe.

Com algumas dicas, é possível melhorar o seu jogo de minigolfe e talvez até começar a ganhar alguns destes concursos amigáveis.

  1. Bata a bola de golfe ao quadrado com o meio do seu taco de golfe. É espantoso como isso soa simples, mas tantas pessoas não o conseguem fazer. Quando a bola de golfe é atingida com o calcanhar ou com a cabeça do taco de golfe, tende a não ir a direito ou a muita distância, a menos que o taco de golfe esteja a ser segurado com firmeza. Alinhar sempre a bola com o taco para que seja batida com o "ponto doce" do taco.
  2. Traga o seu próprio taco para o campo de mini-golfe. Os putters utilizados na grande maioria dos campos de mini-golfe são leves e frágeis, o que faz sentido porque os torna mais acessíveis para o proprietário do estabelecimento. No entanto, são demasiado curtos para que muitos jogadores possam utilizá-los confortavelmente. Use o seu próprio taco e a sua pontuação começará provavelmente a melhorar de imediato, uma vez que está habituado à forma como se sente.
  3. Concentre-se em limpar os perigos iniciais nas suas jogadas de "tee". Não tente acertar a tacada perfeita para fazer passar a bola através do perigo e também para o buraco. Trabalhe apenas em acertar a bola a direito e através do perigo, e quando outros não o fizerem, terá a oportunidade de apanhar as pancadas.
  4. Atinja a bola de golfe com autoridade. A maioria dos campos de golfe em miniatura tem buracos que requerem que a bola percorra uma boa distância para chegar ao buraco, com muitos buracos com inclinações, rampas, e outros obstáculos que podem enviar uma bola fracamente batida de volta aos pés do jogador. Para ganhar no golfe em miniatura é necessário que a bola se aproxime do buraco para putts curtos. Além disso, uma bola bem tacada irá a direito por uma distância muito maior, fazendo-a passar por quaisquer perigos. As bolas que são ligeiramente batidas com frequência acabam mesmo ao lado de um perigo, o que significa que o jogador tem então de bater a bola para trás só para poder alinhar a próxima tacada para a fazer atravessar o obstáculo.
  5. Faça os putts curtos. Bater os putts curtos significará a diferença entre ser competitivo e estar em último lugar. Há muito poucos buracos num campo de mini-golfe onde um putt quebra. A maioria são putts rectos que requerem que a bola de golfe seja batida mais uma vez com alguma autoridade. A bola duramente atingida irá para o buraco desde que não seja atingida com demasiada força. A bola com uma tacada delicada perderá força e começará a curvar no seu caminho para o buraco.
  6. Pratique o mais que puder. Como qualquer tentativa, a prática do mini-golfe permitir-lhe-á melhorar as suas capacidades. Vá para o seu campo de mini-golfe local e jogue sozinho, aprendendo as nuances do campo e como é difícil bater a bola. Isto permitir-lhe-á descobrir os ângulos nos buracos e onde bater as tacadas dos seus "tee shots".

Torneios de Mini-golfe

Minigolf tournaments

Apesar de muitos considerarem que o mini-golfe não é mais do que um simples entretenimento, o jogo é jogado em grandes torneios oficiais a vários níveis: Campeonatos europeus, asiáticos e americanos, campeonatos mundiais, a Taça das Nações Júnior e outros. Jogadores da Áustria, Suécia e Alemanha são reconhecidos como os golfistas mais fortes do mundo.
Os jovens jogadores estão frequentemente entre os melhores da sua divisão. Por esta razão, as competições júnior atraem muita atenção - proporcionam um jogo dinâmico e espectacular como os Campeonatos do Mundo.