Acção Social 2015

Para 2015 a Nevada Bob´s Golf teve de novo a preocupação de escolher 4 instituíçoes de Solidaridede Social que de alguma forma fossem diferenciadas com vista a alargar o âmbito de apoio solidário.


AldeiasSOS

Aldeias de Crianças SOS

As Aldeias de Crianças SOS são uma organização internacional, privada, de ajuda às crianças, sem fins lucrativos, independente de qualquer orientação política, fundada em 1949 em Imst (Áustria), presente em 133 países.

O nosso trabalho centra-se no desenvolvimento da criança até que se torne auto-suficiente e integrada na sociedade. As crianças, que não podem ser cuidadas pelas suas famílias biológicas são apoiadas pelos prestadores de cuidados de base familiar, famílias de acolhimento ou integradas em famílias SOS nas Aldeias de Crianças SOS. As famílias SOS prestam cuidados individualizados para promover o desenvolvimento, a educação e a saúde de cada criança, de forma a sentirem-se protegidas, amadas e respeitadas. Apoiamos famílias desfavorecidas em risco de separação, reforçando a sua capacidade de proteger e cuidar dos seus filhos.

As Aldeias de Crianças SOS são membro da UNESCO e conselheiro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.



caritas

Cáritas Portuguesa

Visão - “O testemunho da caridade de Cristo através de obras de justiça, paz e desenvolvimento faz parte da evangelização”. (CIV 15; EM) A Cáritas Portuguesa deve ser uma referência da prática da atividade pastoral da igreja, à luz da sua doutrina social e iluminada pela fé.

Missão - A Cáritas Portuguesa tem como missão o desenvolvimento humano e a defesa do bem comum, através da animação da Pastoral Social, intervindo em ordem à transformação social, fomentando a partilha de bens e a assistência, em situações de calamidade e emergência.



LPCC

Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

Como objectivo tem:

- Divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a Saúde, com ênfase para a sua prevenção;

- Contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico, em todas as fases da doença;

- Cooperar com as instituições envolvidas na área da oncologia, nomeadamente os Centros do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil e os Hospitais das Regiões Autónomas;

- Estimular e apoiar a formação e a investigação em oncologia;

- Estabelecer e manter relações com instituições congéneres nacionais e estrangeiras;

- Desenvolver estruturas para as prevenções primária e secundária, tratamento e reabilitação, isoladamente ou em colaboração com outras entidades e Defender os direitos dos doentes e dos sobreviventes de cancro.



refood

Refood

A Re-food é uma organização de actuação micro-local, criada para re-aproveitar excedentes alimentares e re-alimentar quem mais precisa.

O projeto Re-food é um esforço eco humanitário, 100% voluntário, efetuado para e pelos cidadãos ao nível micro-local, com o objetivo de acabar com a fome nos bairros urbanos. Ao mesmo tempo, procura acabar com o desperdício de alimentos preparados, reforçando os laços comunitários locais.

Tentamos criar uma ponte humana que liga quem tem uma sobra diária a quem tem uma necessidade diária.

A visão global consiste em replicar este conceito em todos os bairros de Lisboa (tornando Lisboa na primeira cidade do mundo sem desperdício de alimentos preparados) e, quem sabe, em todos os bairros do país ou do mundo!